Meningite

Recentemente tenho recebido dúvidas sobre Meningite e a eficácia da vacina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiro, precisamos entender que a doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por se tratar de uma inflamação das meninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal, a meningite precisa ser levada muito a sério.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️A Meningite bacteriana é considerada a forma mais grave, podendo levar à morte em poucas horas. Por isso exige tratamento urgente e rigoroso com antibióticos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já a Meningite viral costuma ser benigna, sem grandes complicações neurológicas e, geralmente, não necessita de tratamento, com exceção dos quadros provocados pelo vírus da herpes, contra o qual existe um medicamento específico.
•Sintomas da doença:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todos os tipos de Meningite apresentam sintomas semelhantes. A principal diferença entre elas está na rapidez e na intensidade com que o quadro evolui.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os sintomas da meningite são variados e podem se confundir com os de outras doenças comuns, ao incluir febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca, irritabilidade, choro, tensão na moleira, convulsões, delírio e em alguns casos, manchas avermelhadas na pele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, os pais nunca devem subestimar os sinais e precisam buscar auxílio médico, especialmente se houver febre alta e resistente.
•Como prevenir e tratar:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️A vacinação ainda é a principal forma de evitar a meningite. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), as vacinas contra os tipos A, B, C, W e Y de meningococo são seguras e eficazes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💉A Sbim e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam preferencialmente dar a vacina meningocócica conjugada ACWY para crianças aos 3, 5 e 7 meses de vida.
As doses de reforço são indicadas em duas ocasiões: aos 5 anos e aos 10 anos de idade. Já a vacina meningocócica B deverá ser dada aos 3, 5, 7 e 15 meses. Essas vacinas estão disponíveis apenas na rede particular de vacinação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já a rede pública disponibiliza a vacina que protege contra a meningite C, a mais comum no país, da seguinte forma:
3 meses de idade: 1ª dose da vacina
5 meses de idade: 2ª dose da vacina
12 meses: Reforço
11 a 14 anos: Reforço ou dose única
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❗Mesmo quem não se imunizou nesses períodos deve buscar sua proteção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos, e cuidados simples com a higiene como lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👩🏼‍⚕As dicas postadas não substituem a consulta médica, procure seu médico, não deixe de se proteger e proteger quem você ama!
Dra. Katia Alves
CRM 118.358/SP