Vacinas durante a gravidez

Vacinas durante a gravidez

Durante a gestação mamãe e bebê ficam vulneráveis a doenças que podem ser evitadas através da vacinação.

Os anticorpos, como são chamadas as células de defesa do corpo humano, são transmitidos durante a gestação e, após o nascimento, eles chegam ao bebê por meio da amamentação. Assim, vacinar-se é uma forma eficaz de proteger a si mesma e ao seu filho contra a ação dos vírus.

Veja quais são as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde:

•Influenza (gripe) – Protege as gestantes (consideradas grupo de risco) do vírus da gripe e de quadros mais graves, como bronquite e pneumonia. Lembrando que a vacina contra a gripe protege a gestante, o feto e até o bebê recém-nascido nos primeiros seis meses, a dose pode ser tomada a qualquer mês de gestação ou em até 45 dias após o nascimento do bebê.

•Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPA) ou Dupla do Tipo Adulto (DT): Protege a mãe e o bebê da bactéria Bordetella pertussis. A vacina também é responsável por imunizar o bebê contra o tétano neonatal, conhecido como “mal dos sete dias”. A vacina ainda imuniza contra a difteria, que atinge a garganta e nariz, e a coqueluche, uma infecção do trato respiratório, também chamada de Tosse convulsa.

•Hepatite B – Recomendada para todas as gestantes suscetíveis, imuniza mãe e filho contra a ação do vírus da hepatite B, capaz de desencadear uma inflamação séria no fígado e de aumentar as chances de partos prematuros.

Vacinas contraindicadas na gestação:

Tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola) – Pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação
HPV – Pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação
Varicela (catapora) – Pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação
Dengue – A vacina é contraindicada em mulheres soronegativas; que estejam amamentando e imunodeprimidas.

Algumas vacinas são recomendadas em situações especiais. O médico obstetra deve acompanhar e orientar a gestante!

Deixe uma resposta

Fechar Menu