Escarlatina

Com a chegada da Primavera algumas doenças típicas da estação podem voltar a aparecer. Entre elas a Escarlatina, que é uma doença causada por uma bactéria chamada Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e que acomete geralmente crianças entre 3 e 12 anos. Essa bactéria pode estar presente no organismo de 1 a 7 dias antes de provocar sintomas. Geralmente começa de forma rápida. Os sintomas podem ser febre alta, calafrios, vômitos, dor de garganta, dor de barriga e dor de cabeça. A garganta e céu da boca normalmente ficam avermelhados. As amígdalas aumentam de tamanho. A língua nos primeiros dias fica saborosa, mas logo evolui para língua com aparência de framboesa. Podem surgir nódulos no pescoço. De 12 a 48 horas após o início da doença surge uma vermelhidão na pele deixando-a áspera com aspecto de lixa. No final da primeira semana da doença pode surgir uma descamação na pele.

A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de uma pessoa infectada ou até mesmo pelo contato com alguma ferida de pele que esteja infectada por tal bactéria. Uma consulta médica bem realizada pode ser suficiente para diagnosticar escarlatina. Caso seja necessário existem exames que podem ajudar a comprovar o diagnóstico. Pode-se obter amostra de secreção da garganta para pesquisar a presença da bactéria causadora da escarlatina através de um teste rápido, que fica pronto em poucas horas ou menos que isso em alguns laboratórios.

Em alguns casos é solicitado também um exame de sangue específico que pode indicar a presença dessa bactéria. O tratamento da escarlatina é feito com antibiótico que pode ser injetável ou oral. Após o início do tratamento são suficientes 48 horas de isolamento do paciente para evitar que o mesmo transmita a doença.

Dra. Katia Alves
Pediatra