O 1º ano do bebê

O 1º ano do bebê

Seu bebê vai completar o 1º aninho de vida?!
Foi um ano cheio de descobertas, principalmente para os pais de primeira viagem. É um período de desenvolvimento, e ao se aproximar do 12º mês de vida o bebê começa a se mostrar mais independente.
Um momento importante para a maioria pode acontecer nesse mês, que é quando o bebê começa a dar os primeiros passinhos. Não se preocupe se isso demorar um pouco mais para acontecer.

O vocabulário também está se desenvolvendo, seu filho provavelmente usa poucas palavras, como “mamá”, “papá” e “dá”. Porém as primeiras associações com objetos acontecem nessa fase, especialmente se você der uma forcinha com pistas e gestos, o adulto deve interagir pronunciando corretamente as palavras. use os objetos que estão ao seu redor pra exercitar a fala e até mesmo partes do corpo. Por exemplo, pergunte, “onde está a boca do bebê?” e aponte para ela. Isso o ajuda a fazer associações.

A coordenação motora está mais apurada, as brincadeiras começam a incluir músculos maiores e os bebês se divertem ao jogar objetos no chão, lançar, empurrar e mover peças de um lugar para outro.

O sono também pode passar por mudanças, procure criar um ritual na hora de dormir. É aconselhável seguir uma rotina que leve ao momento do sono, como tomar banho, jantar, trocar de roupa e ler um livro ou ouvir uma música ao fundo. São atividades em sequência que podem anteceder uma noite de sono tranquilo.

A recomendação da OMS é de que a criança deve fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade.
A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade, porém após completar 1 ano o processo se inverte, a amamentação complementa a alimentação.

Assim que a criança começa a receber a mesma dieta que a família, aproveite para adotar hábitos mais saudáveis.
E a primeira lição para desenvolver a coordenação é usar o copinho. Desde que passou a comer as papinhas, ele está liberado para beber água e sucos com o auxílio desse recipiente.
Seu filho pode começar a se alimentar sozinho com uma colher, embora muitas vezes não acerte direito a comida na boca.

Participe das descobertas, incentive e dê segurança para que seu filho se desenvolva. O 1º ano é a primeira fase de muito amor!

Deixe uma resposta

Fechar Menu