Triagem Neonatal: Teste do Pezinho

Triagem Neonatal: Teste do Pezinho

Você conhece a Triagem Neonatal? Uma ação preventiva, formada por quatro exames muito importantes para a saúde da criança, que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças, no período neonatal. Nos próximos posts vou explicar um pouco como funciona cada exame e sua importância.

Vamos começar pelo Teste do Pezinho, talvez o mais conhecido, é uma das principais formas de diagnosticar doenças. É um exame de prevenção fundamental para a saúde da criança, pois garante que doenças raras sejam detectadas precocemente e o tratamento adequado iniciado o quanto antes.

O procedimento deve ser realizado e um período específico: entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

O diagnóstico precoce facilita o tratamento e pode trazer mais qualidade de vida para as famílias.

Hoje, temos disponíveis três tipos de testes: Básico, Ampliado e Expandido.

Básico: É obrigatório e gratuito em todo o país. Pode detectar Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares. Pode detectar até 10 doenças. Além das já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.

Expandido: É a opção mais completa entre os exames disponíveis no Brasil. Podendo detectar até 48 doenças, é oferecido em laboratórios, hospitais e maternidades particulares.

Ainda temos o Teste do Pezinho para SCID e AGAMA: detecta um grupo de doenças genéticas graves nas quais não há produção de células de defesa T e/ou B, nem de anticorpos protetores. O teste pode ser realizado associado a qualquer dos testes acima ou a critério médico.
Geralmente é feito no pezinho, mas em alguns casos os laboratórios optam por realizar no braço.

Procure seu pediatra para tirar dúvidas.

Dra. Katia Alves
CRM 118.358

Deixe uma resposta

Fechar Menu