Dicas para visitar recém-nascido

Dicas para visitar recém-nascido

É emocionante quando nasce um bebê, principalmente se é de uma amiga ou de um parente que amamos!
Ficamos ansiosos para conhecê- lo (a), o que é super normal, mas antes de sair correndo para dar as boas vindas é preciso tomar alguns cuidados.

Algumas mães e pais preferem que os primeiros dias de vida sejam reservados apenas para a família. Por isso, sempre ligue para saber se os pais podem ou querem receber visitas. Caso peçam para você esperar alguns dias, não fique chateado. Quando nasce um bebê a rotina da família se altera e eles precisam passar por um período de adaptação.
Nunca faça visitas se estiver doente! O bebê acaba de chegar ao mundo, não tomou todas as vacinas e ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido. Não deve ser exposto a ação de vírus e bactérias, que você pode transmitir.
Fumar antes ou durante a visita e usar perfumes também está vetado. Bebês tem um olfato super sensível, podem ter alergias e restrições, que ainda não foram diagnosticadas.

As famílias costumam deixar álcool em gel para que as visitas higienizem as mãos. Se disponibilizaram o produto, é porque querem que você use ao entrar no ambiente ou quando for pegar o bebê. Mesmo que elas não tenham o produto para oferecer, lembre-se de lavar as mãos e na dúvida leve o seu na bolsa.

Faça uma visita com calma, mas não a prolongue, o bebê e os pais precisam de descanso e tranquilidade.
Se durante sua visita o bebê estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que o acordem.
Cuidado com os palpites, conselhos e perguntas! Você pode acabar deixando os pais irritados, inseguros e tristes.
Se o bebê começar a ficar incomodado ou está na hora de amamentar, significa que é o momento de se despedir. Algumas mães preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada e tranquila, sem conversas e comentários.

💕Leve seu carinho e amor quando for visitar. Lembre-se que recém-nascidos são mais suscetíveis a vírus e bactérias e, por isso, precisamos tomar todo cuidado para protegê-los!👼🏻

Dra. Katia Alves
Pediatra
CRM 118.358

Deixe uma resposta

Fechar Menu