Como anda o sono do seu filho?

Como anda o sono do seu filho?

O sono é fundamental no desenvolvimento da criança! Estabelecer uma rotina nem sempre é fácil e algumas crianças chegam a trocar o dia pela noite.

Nosso cérebro se desenvolve até os 21 anos, sendo que grande parte durante as horas que dormimos, as crianças e os jovens precisam de mais horas de sono do que os adultos. E recentemente, cientistas que pesquisam o sono conseguiram medir o impacto que 30 minutos a menos de sono causa nas crianças e nos adolescentes.

Além do baixo rendimento escolar as poucas horas de sono estão ligadas à obesidade infantil, variação de humor, concentração, depressão e TDAH. É importante destacar que o pouco tempo de sono é acumulativo ao longo dos anos.

O ideal é uma criança dormir de 7 a 8 horas por noite. Além disso, dormir cedo é importante porque, quando escurece, o organismo libera a melatonina, o hormônio do crescimento. A recomendação dos especialistas é de que as crianças devem ir para a cama por volta das 20h, todos os dias.

Os pais devem estar atentos à quantidade recomendada de horas diárias de sono e alguns sinais clássicos de que a criança não está dormindo bem:

1. Apresenta queda de rendimento na escola, hiperatividade ou déficit de atenção.
2. Fica com cara de cansado, com olheiras, bocejando muito durante o dia, esfrega os olhos, coça a orelha.
3. Chora aparentemente sem motivo, fica nervoso e tem dificuldade de manter-se acordado durante o dia.
4. Perde ou deixa de ganhar peso, uma vez que o cansaço faz com que as crianças fiquem sem força ou ânimo para se alimentar adequadamente.
5. Tem dificuldade para adormecer, ronca ou tem muitos pesadelos.

Dicas para um soninho tranquilo e confortável:

Crie uma rotina, alimente a criança e coloque-a para dormir nos mesmos horários todos os dias. É importante manter uma rotina antes da hora de dormir, isso ajuda a criança a entender qual é o momento de desacelerar e dá a ela segurança.

Diminua o uso de telas, como tablets, celulares e televisores.

Evite alimentos pesados ou em excesso, pois a digestão pode prejudicar a qualidade do sono

O ambiente deve ser tranquilo, evite claridade e barulhos.

Ao invés de atender o primeiro choro quando ela acorda à noite, aguarde. Ela pode voltar a dormir espontaneamente.

Exceto nos casos em que haja recomendação médica ou quando o bebê for muito pequeno, não precisa acordá-lo para mamar durante a noite. Espere até que ele desperte para solicitar o leite.

Para as crianças maiores, evite oferecer líquidos em horários próximos ao momento de dormir, para que a vontade de ir ao banheiro não ajude a despertá-las. O último copo de água deve ser ingerido, preferencialmente, pelo menos uma hora antes do seu filho ir para a cama.

Os cochilos também devem seguir uma rotina, sempre no mesmo horário. Geralmente, as crianças preferem fazer isso depois do almoço. Evite os horários das 9h ao meio-dia, que pode postergar a soneca da tarde, e o das 17h às 20h, que pode atrapalhar a rotina noturna.

Aos finais de semana ou quando os pais estiverem fora de casa, a rotina deve ser seguida, conforme for possível. Procure fazer poucas exceções para a criança ter o mesmo horário de dormir e acordar. Isso transmite segurança.

Dormir bem é determinante para preservar o relógio biológico e promover o crescimento. Além do mais, uma boa noite de sono para a criança gera também uma noite mais tranquila para os pais.

Dra. Katia Alves
Pediatra
CRM 118.358

Deixe uma resposta

Fechar Menu