Meu bebê já pode tomar suco?

sucoA partir dos seis meses de vida, quando a amamentação deixa de ser exclusiva, o bebê deve iniciar a ingestão de sucos naturais. Já os bebês que mamam leites artificiais, podem iniciar essa complementação aos quatro meses.

Os sucos devem ser (sempre!) naturais. Para a minha primeira filha optei por comprar aquela centrífuga enorme que faz suco com a fruta inteira, sem precisar descascar ou cortar. Fazia suco de cenoura, de maçã, de uva. Era prático, mas achava pouco higiênico na hora da limpeza, parecia que não conseguia limpar completamente as lâminas e a peneira de aço. Já para a caçula, acabei preferindo fazer sucos mais próximos dos sucos que os adultos tomam então uso o velho e bom liquidificador mesmo.

Apesar de ser a primeira sugestão de suco de 99% dos pediatras (inclusive a minha), as minhas filhas não se deram bem com o suco de laranja lima. Tentei de várias maneiras, ele puro, ele bem aguado, mas não deu! As meninas sempre ficavam com o queixinho todo vermelho. O suco de laranja é muito ácido (mesmo que se coloque um volume grande de água) e pode irritar a pele sensível do bebê.

Já o suco de melão doce também pode ser indigesto. Muitos adultos referem má-digestão e percebia que quando a caçula o tomava ela também ficava incomodada, arrotava muito e, algumas vezes, regurgitava o suco.

Os sucos devem ser dados preferencialmente na parte da manhã, entre 9:00h e 10:00h. Não se deve adoçar, o bebê deve aprender a apreciar o doce das frutas. Além de prevenir cáries, o hábito de não adoçar faz com que o bebê não se torne aquela criança acostumada com doce.

Aí vão duas receitas que eu gosto bastante:

Suco de melancia

-lavar bem as mãos
- lavar bem as frutas e folhas
- bater no liquidificador 100 ml de água com ¼ fatia de melancia sem casca, ½ pêra descascada ou ½ maçã descascada e 3 folhas de hortelã
- coar
- oferecer ao bebê no copo de transição ou em mamadeira com bico apropriado para suco

Suco de pêra

- lavar as mãos
- lavar bem as frutas
- bater no liquidificador 100 ml de chá de camomila (frio e sem adoçar) ou 100 ml de suco de laranja lima ou serra d’água com ½ pêra descascada
- coar
- oferecer ao bebê em copo de transição ou em mamadeira com bico apropriado para suco

90 Comentários adicionado

Participe
  1. fabiana 29/10/2014 | Responder
    posse dar leite com maca bebe 2 mese
    • Dra. Katia 30/10/2014 | Responder
      Não deve Fabiana. Nessa idade leite materno e na impossibilidade de leite materno oferecer fórmulas infantis (similac, aptamil, nan).
  2. vanessa 26/10/2014 | Responder
    ola meu bebe tem 3 meses e 25 dia o pediatra dele disse que ja poderia dar suco e agua pra ele aaaaaaaaa ele mama no peito e ta bem grodinho e normal nesta idade achei estranho mais
    • Dra. Katia 27/10/2014 | Responder
      Olá Vanessa, se você pode amamentá-lo mantenha leite materno exclusivo até os seis meses!
  3. Ola Dr tudo bem? Tenho um bebê de 3meses 23dias ele mama nestoge e mama no peito pq não tenho muito leite quero saber se posso jadar suco de frutas..
  4. Sandra 17/10/2014 | Responder
    Dra. Boa noite! Minha bb tem 50 dias, eu não tive leite e ela toma o NAN confor ela tem muita cólica, alem daquelas dicas de praxe massagem, aquecer a barriguinha tem alguma coisa queposso fazer para aliviar a cólica, as vezes ela nem consegue mamar direito , pois na hora da mamada vem aquelas dores fortes. abraços
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Boa tarde Sandra, acabou de ser lançada no Brasil uma medicação muito comum nos Estados Unidos e na Europa e cujos resultados no tratamento das cólicas são comprovados cinetíficamente através de estudos. O princípio ativo da medicação é o Lactobacillus reuteri DSM17938 e vc deve dar 5 gotas por dia para sua bebê até ela completar 4 meses ou até quando o pediatra achar necessário.
  5. Jôina 17/10/2014 | Responder
    Bom dia... Meu bebê tem apenas 4 meses e 10 dias. Quais os sucos posso inserir em sua alimentação? Até então ele só mama porém não está sendo o suficiente...
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Boa tarde Jôina. Se ele estiver mamando apenas leite materno você não deve introduzir nenhum outro alimento até que ele complete 6 meses. Além disso você precisa levá-lo em consulta de rotina mensalmente, outros alimentos só devem ser introduzidos ao bebê sob orientação médica.
  6. Camila 16/10/2014 | Responder
    Oi, minha bebé tem 4 meses, retornarei ao trabalho semana que vem.trabalhos de plantao diarios, ou noturnos, 12 hs.Ela mama leite materno as 06,09,12,15,18,21,00,03hs.Como fazer para tirar as mamadas de 00, 03hs? E que horarios introduzir sucos? Quais frutas bater com leite?
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Oi Camila. Você deve pedir ao pediatra da sua bebê que a oriente quanto à complementação que será oferecida enquanto você trabalha. As mamadas da madrugada são fisiológicas em bebês até os 6 meses de vida, ou seja, a bebê precisa mamar porque sente fome. Nesse horário você terá que oferecer preferencialmente seu leite materno ordenhado (que deverá ser armazenado no congelador antes do uso) ou algum leite artificial caso o pediatra oriente. Durante o dia a mesma coisa, você precisará conversar com o pediatra a respeito de leite materno congelado, fórmulas de leite ou introdução de sucos ou frutas. É ele, conversando com você, quem irá decidir.
  7. Luiza Fernanda 15/10/2014 | Responder
    Dra minha bb tem quatro meses e duas semanas,mama peito o dia todo e toma aptamil duas vezes, ao meio dia e as 10 na hora de dormir, alem de suco e frutinha raspada, minhas sao duas uma em relacao ao peso ela esta com 9 kgs sera que esta muito acima do peso e a outra duvida e em relacao ao olhinho ela tem um olho voltado para o nariz as vezes sera estabismo???
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Luiza, não dá para dizer s um bebê está acima do peso sem examiná-lo, sem medí-lo, sem saber a altura dos pais...com relação ao estrabismo, até os 6 meses de vida é comum os bebês apresentarem a visão desviada. Vale a pena dar uma lida no post sobre estrabismo: http://drakatiapediatra.com.br/estrabismo-e-curiosidades-sobre-a-visao-da-crianca/
  8. Vera 11/10/2014 | Responder
    Boa noite tenho uma bebê de quatro meses que só mama no peito quando ela fizer cinco meses volto a trabalha ai começarei dar mamadeira quero saber se já posso começar a da sucos e papinha pra ela.
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Boa tarde Vera, essa orientação deverá ser dada pelo pediatra que acompanha sua bebê.
  9. geane gomes 10/10/2014 | Responder
    olá.parabens pelo blog. mas me tire uma duvida, minha filha tem 02 meses e meio.sempre tomou formula o aptamil, gostaria de saber se ja posso dar agua de coco e suco para ela e qual melhor horario para a agua de coco. estou no aguardo da resposta. desde já agradeço.
    • Dra. Katia 21/10/2014 | Responder
      Olá Geane, deve esperar pelo menos ela completar quatro meses.
  10. tayane 29/09/2014 | Responder
    Olá doutora Meu filho vai fazer 4 meses daqui 19 dias ele mama pouco e também não tenho leite mat e tô suficiente o mesmo e amamentado com aptamil ar 4 vezes por dia. Comecei oferecer água na chuquinha e não gosta e continuo insistindo aqui no Pará e quente e também acho que ele urina pouco além do leite aptamil ar ser grosso tenho impressão que ele sente cede. As mamadas são curtas porém fico preocupada com o balanço hídrico do meu bebê. Estou pensando na possibilidade de oferecer sucos.
    • Dra. Katia 27/10/2014 | Responder
      Olá Tayane! O suco natural deve ser introduzido apenas após os quatro meses de vida. Continue insistindo na água e leite materno.
  11. Iolanda 27/09/2014 | Responder
    Olá Dra. Katia O meu filho está com 2 meses quase a fazer 3 nasceu no dia 9 de julho com 4 kilos e 55 gramas, desde então sempre mamou leite artificial, agora está com 6 kilos e 70 gramas na ultima consulta agora no dia 25 de setembro o médico mandou introduzir sumos naturais, comecei pelo de laranjas e acho que não se deu bem começou a fazer fezes líquidas 3 vezes seguidas e agora estou com receio de fazer outros sumos(sucos). Ajuda-me por fa
    • Dra. Katia 27/10/2014 | Responder
      Olá Iolanda, você deve esperar seu filho completar 4 meses para introduzir sucos.
  12. Iolanda 27/09/2014 | Responder
    Olá Dra. Katia O meu filho está com 2 meses quase a fazer 3 nasceu no dia 9 de julho com 4 kilos e 55 gramas, desde então sempre mamou leite artificial, agora está com 6 kilos e 70 gramas na ultima consulta agora no dia 25 de setembro o médico mandou introduzir sumos naturais, comecei pelo de laranjas e acho que não se deu bem começou a fazer fezes líquidas 3 vezes seguidas e agora estou com receio de fazer outros sumos(sucos).
  13. ivonete 15/08/2014 | Responder
    boa tarde.tenho uma bb de 5 meses que mama leite artificial,porem tenho muita dificuldade para alimenta-lha.ela come leite com mucilon 120 ml de 4 em 4 horas e com muita rejeição dela .gostaria de saber se é normal e porque tanta reclamação dela. ah ela já come frutinha.
    • Dra. Katia 16/08/2014 | Responder
      Ivonete, você pode tentar bater o leite com frutas para ver se melhora a aceitação da sua bebê.
  14. anne kelly 30/07/2014 | Responder
    Ola doutora tenho um BB que nasceu prematuro com 1,5hoje esta com 5meses ,ele ficou26 dias na UTI neonal ,porem agora esta com peso 5 kilo , ele só mama no peito acho ele muito. Pequeno devo começar a dar suco e. Papinha .me responda.
    • Dra. Katia 16/08/2014 | Responder
      Anne, o importante não é o tamanho dele e sim se ele está crescendo ou ganhando peso adequadamente. Se o desenvolvimento estiver adequado, deverá manter apenas leite materno exclusivo até seu bebê completar 6 meses.
  15. Eliene farias 21/10/2013 | Responder
    Drª boa noite, tenho um bebe de 4 meses e 20 dias, junto a licença e ferias retorno ao trabalho fim de outubro ficarei fora o dia todo, no inicio do mês comecei dando leite nestogeno durante o dia, e a noite só mama no peito, leite recomendado pela pediatra dele nan 1 ou nestogeno 1, optei pelo nestogeno ele aceitou bem o leite, nesse inicio de semana ofereci suco de laranja na 2ª mamada do dia e na 3ª, mas ele rejeitou. suco sem água só a fruta devo misturar um pouco de água, posso oferecer sucos de maca, laranja lima , cenoura, beterraba e outras.... lembrando ofereço nos intervalos da mama sempre água mas ele rejeita o que devo fazer ? desde já eu agradeço obrigado !!!
    • Dra. Kátia 21/10/2013 | Responder
      Eliene, o ideal seria que o bebê tomasse suco apenas 2 vezes ao dia e o restante apenas leite (materno ou fórmula). Quanto ao suco, depende da aceitação do bebê, mas na maioria das vezes deve sim acrescentar água e deve oferecer vários tipos de suco naturais. Apesar de ele não gostar de água, sempre ofereça.
  16. Alessandra 17/10/2013 | Responder
    Ola Dra., meu filho vai completar 4 meses 4 dias, ele só toma leite artificial (aptamil 1), gostaria de saber se posso introduzir o suco na sua alimentacao? Qual a quantidade e quais as frutas que devo inicar, muito obrigada...
    • Dra. Kátia 27/10/2013 | Responder
      Alessandra, para bebês que não são amamentados exclusivamente através de leite materno a introdução do suco pode ser feita a partir dos quatro meses de vida. Inicialmente pode ser dado duas vezes ao dia e a quantidade do suco depende da aceitação do bebê. No post tem algumas orientações sobre como preparar o suco.
  17. Aline 01/10/2013 | Responder
    Boa tarde Dra. Tenho um bebe completando 6 meses hj. Ate aqui somente leite materno. Comeco amanha a introducao de suco e papas de fruta. Estou correta em dar o suco as 9:00 da manha e a papa de frutas as 15:00 por 1 mes? Outra duvida: posso fazer o suco de laranja lima sem agua? Em qual suco devo acrescenta-la? Obrigada pela atencao a todas!
    • Dra. Kátia 26/10/2013 | Responder
      Oi Aline, parabéns pelo aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do seu bebê; após os seis meses já deverá iniciar também papa salgada. Quanto ao suco, a maioria das frutas requer água no preparo, apenas suco de laranja que você pode preparar, se preferir, sem adicionar água.
  18. adriana 24/08/2013 | Responder
    Dra minha bebê está com 4meses e mama só no peito, mas mama o tempo todo falei cpm o pediatra mas ele insisti em ficar só no peito, minha funcionaria deu uma chuquinha de suco de laranja e ela tomou tudo com boa aceitação, o que eu faço agora que ela tomou uma vez tenho que começar a dar todos os dias?
    • Dra. Kátia 26/08/2013 | Responder
      Bom dia Adriana, O ideal seria realmente manter apenas leite materno conforme orientação prévia do pediatra, mesmo no caso dela já ter experimentado suco.
  19. thaty 11/08/2013 | Responder
    olá! meu bebe fez tres meses e ja toma nestogenio com mucilon e pela manha toma suquinho de laranja lima coloco 5 de leite e 3 de mucilon mecho e dou a ele duas mamadeirs no dia eu comecei a dar por que n tenho mas muito leite e poque tbm n me alimento bem posso continuar a dar
    • Dra. Kátia 12/08/2013 | Responder
      Bom dia Thaty, O ideal na idade do seu bebê seria mamar apenas leite materno, mas já que você introduziu complemento oriento a conversar com o pediatra do seu bebê para que o mesmo te orientasse quanto a melhor alimentação para essa faixa etária. Eu particularmente tiraria o mucilon.
  20. Fernanda 09/08/2013 | Responder
    Olá Dra, minha bebê tem 5 meses e volto ao trabalho mês que vem. A nossa pediatra indicou iniciar introdução do suco de laranja do céu e o de cenoura e em 15 dias as frutas. Ela só mama no peito desde o nascimento. Não está tomando mais de 30 ml e suco e nem leite Nam. Minha preocupação é quando eu for trabalhar, ficarei mais de 9 horas fora, o que posso fazer para ela aceitar melhor o Nam e as frutinhas?Obrigada
    • Dra. Kátia 12/08/2013 | Responder
      Bom dia Fernanda, Fernanda, em alguns casos, quando há pouca aceitação de frutas e sucos, pode-se introduzir até mesmo papas salgadas pois o bebê não pode apresentar déficit na ingesta de nutrientes. Oriento você a não desistir (muitos bebês no início aceitam pouco volume de suco mesmo) e trocar o leite artificial para verificar se há melhor aceitação; outra opção é ficar longe do bebê quando ele for mamar leite artificial; alguns bebês sentem o cheiro do leite materno e rejeitam o outro leite. Se mesmo assim o bebê não aceitar outros alimentos, existe uma lei que estende a licença maternidade até 6 meses do bebê se houver risco de vida para o mesmo.
  21. Shirley 10/07/2013 | Responder
    Boa Tarde,gostaria de parabeniza-la pela atenção dedicada a nós mamães nem pessoalmente os pediatras nos respondem com tantos detalhes. Tenho uma bebe de 5 meses e meio(e um menininho de 5 anos rsrsrsr) e mama exclusivamente em mim e as vezes agua quando tomamos perto dela e ela fica olhando muiiiiito (rsrsrsr)queria começar a dar suco pra ela hoje(pois 5 meses e 15 dias completa hoje) gostaria de saber se ela ja está no 6ºmes de vida ou é só daqui 15 dias ?
    • Dra. Kátia 15/07/2013 | Responder
      Shirley, indicamos leite materno exclusivo até seis meses de vida porque sabe-se que até essa idade o leite materno é capaz de suprir toda a necessidade nutricional do bebê, mas é claro que introduzir novo alimento um pouco antes não vai interferir no desenvolvimento do bebê. Mas também não custa nada esperar 15 dias, rs. Boa sorte em suas decisões!
  22. Milena 04/07/2013 | Responder
    Bom dia Dra..meu filho tem 3 meses e logo aos 2 meses o pediatra introduziu sucos, porém não consigo conciliar os horários..o suco pode substituir uma mamadeira? obrigada
    • Dra. Kátia 22/10/2013 | Responder
      Milena, inicialmente não; apenas quando estiver tomando em suco o mesmo volume da mamada. Mesmo assim, neste caso, apenas substitua duas mamadas por dia.
  23. Luiza 28/06/2013 | Responder
    Olá Dra. Kátia! Meu bebê irá completar 4 meses e o pediatra pediu p começar introduzir sucos de frutas uma vez ao dia, até hoje ele mama leite materno (80%) e às vezes Similac (20% das vezes). Minha dúvida é: sempre li que o ideal seria leite materno até os 6 meses ou no máximo complemento com leite artificial, pq então iniciar os sucos com 4 meses? Poderia ser para não haver rejeição aos sucos, já que meu bebê teve um pouco de dificuldades p aceitar o leite artificial e o mesmo pode acontecer com os sucos se demorar a introdução? Obrigada e parabéns pelo site.
    • Dra. Kátia 01/07/2013 | Responder
      Bom dia Luiza, Luiza, o aleitamento materno deverá ser exclusivo até os 6 meses porque sabe-se que se houver introdução de algum outro tipo de alimento antes desse período o bebê pode vir a diminuir ou até não aceitar mais o leite materno. Em casos em que o bebê já faz uso de outro leite artificial (mesmo que ainda mame leite materno também, mas não exclusivamente), a introdução de sucos pode ser feita a partir de 4 meses. Acredito que o pediatra tenha introduzido o suco porque seu bebê já faz uso de leite artificial, mas de qualquer forma acho que vale a pena questioná-lo na próxima consulta. Boa sorte!
  24. Tatiana 12/06/2013 | Responder
    Bom dia, Dra. Katia! Gostaria de parabeniza-la pela atenção a todas nós, mães com dúvidas!!,! Rsrs Meu filho tem seis meses e meio e gostaria de saber se posso dar o suco de laranja pera no lugar do suco de laranja lima. Obrigada!
    • Dra. Kátia 17/06/2013 | Responder
      Bom dia, Tatiana! Pode sim, tem bebê que se adapta melhor a um paladar menos doce! Se fizer um suco de laranja pêra, apenas colocar um pouco mais de água para que não fique tão ácido.
  25. Silvana 09/06/2013 | Responder
    Dra. Kátia, minha filha tem 1 ano, foi alimentada até os 6 meses com LM exclusivamente, continua mamando no peito, come papa salgada (ainda amassada), feijão amassado e adora frutas (principalmente banana, pera e caquí), mas não gosta de suco de jeito nenhum! Suco é tão imprescindível assim? Se ela come bastante fruta durante o dia (em média 4 porções) é necessário beber suco? Adorei este site! Parabéns pelo trabalho!
    • Dra. Kátia 10/06/2013 | Responder
      Bom dia Silvana, Parabéns pelo aleitamento materno exclusivo até seis meses! Bom, o suco não é imprescindível, o que é realmente necessário é ingestão de líquido, portanto um bebê que toma bastante água já tem a necessidade hídrica suprida. Mesmo assim não deixe de oferecer o suco após todas as refeições salgadas, tente aumentar a variedade e perceba se tem algum suco específico que o bebê aceite melhor. Existe um pediatra americano que é bem radical, ele é até contra suco e a favor da fruta apenas, ele diz que quando processamos a fruta perdemos muitas vitaminas (realmente a fruta em si tem mais vitaminas que o suco); mas como moramos num país tropical, o suco é sim muito bem- vindo!
  26. Rosangela 30/04/2013 | Responder
    Oi Dr. Boa noite primeiramente quero dizer que adorei as dicas, sou mãe de primeira viagem e a cada dia prendo um pouco com as histórias de muitas mães. Meu filho tem 3 meses nasceu dia 29 de janeiro, desde que nasceu ja na maternidade deram para ele leite artificial o nan, motivo meu leite não descia e meus seios não tinha bico, foi tudo muito difícil, tanto para mim que sempre idealizei de amamentar meu pequeno até quando ele quisesse, mas todas as pessoas que estavam do meu lado me deixaram louca com tanta informação. Os dias foram passando e nada dele mamar no peito, sentia que tinha leite e nada dele descer passei muito nervoso. Comecei a induzir ele a mamar jogando água no bico do meu seios para que ele me ajudasse a formar o bico e assim ele começou a pegar mas sentia muita dor. Procurei um banco de leite para que me ajudassem mas mesmo assim ele pegava o peito e eu sentia muita dor... Com o tempo comecei a retirar na bombinha manual sentia muita dor com isso, conseguia apenas 20 ml por dia. Então começamos a dar o aptamil pois o nan dava cólicas terríveis nele e o aptamil não. Hoje ele não pega mais o peito e não consigo retirar mais leite... Me culpo muito pois foi despreparo meu... Tenho medo de no futuro isso fazer mau para meu filho... Com três meses a pediatra disse para dar suco e raspilha de fruta para ele será mesmo que posso agora tudo que faço tenho medo de prejudicar ele, pois ele é meu maior bem... Desde que ele nasceu só choro quando dou mamadeira para ele, pois queria muito estar oferecendo o peito como todas as mãozinhas aqui, sinto uma grande culpa... Será que um dia acerto na alimentação do meu filho, toda vez que vamos ao pediatra ela diz que o peso dele esta ótimo, fico feliz com isso mas triste por não conseguir o que sempre desejei.... Obrigado por me ouvir ou melhor por ler meu desabafo boa noite... Se puder me responda obrigado novamente...
    • Dra. Kátia 21/10/2013 | Responder
      Rosângela, nem sempre acontece conforme planejamos. Na teoria é muito simples, não existe leite fraco, etc., mas na prática a história é bem diferente, né? Mas não existe motivo para se sentir culpada, o estresse, preocupação, insegurança atrapalham e muito a amamentação. Se você o ama e se preocupa tanto com ele assim, seu filho só tem motivos para ser feliz e saudável!
  27. Julianna 17/04/2013 | Responder
    Olá, em primeiro lugar parabéns! Gostei muito das informações do seu site e fiquei impressionada com a atenção que dá a todas as perguntas. Tenho uma bebê de 5 meses (completa amanhã) e comecei essa semana a dar sucos. Ela toma Enfamil 1 desde que nasceu pq eu tinha muito pouco leite, e mesmo depois de tomar todos os tipos de remédios nada adiantou. No inicio ainda tentava tirar leite para dar pra ela junto com a formula, mas mesmo com os remédios eu nunca consegui tirar mais de 40, ou 50ml por dia, e acabei desistindo. Vi que as pessoas dão leite de 3 em 3 horas, mas mesmo engordando bem ( ela está até um pouco acima da média de peso 7,720 na semana passada ), a minha filha começou a não mamar muito e já tem um tempo que passei a dar de 4 em 4 horas, ela mama todo dia as 7, 11, 15, 19 e 23 horas. Nem sempre mama tudo, mas tem mamado uma média de 200ml por mamadeira. Essa semana por indicação do pediatra comecei a dar sucos pra elamais ou menos as 9 da manhã, como todo mundo começei com laranja lima, ela até aceitou bem, mas depois de 3 dias mudei pra pêra e ela não quis de jeito nenhum... não sei se foi pq coloquei agua, se ficou ruim. A verdade é que estou sofrendo para tentar dar a ela uma alimentação saudável, sendo que eu não como nada, não como frutas e nem sei fazer um suco ( triste eu sei), não tenho nem ideia de quais frutas devo dar agora, nem de quanto colocar de agua e fruta no suco. Estou perdida, depois da pêra qual fruta devo dar? daqui 15 dias o médico mandou começar a dar frutas raspadinhas a tarde tb... só consigo pensar em maçã e banana! Sou realmente terrível com frutas e verduras pois não como nada. Se você puder me dar umas sujestões eu agradeceria muuuuuito! Obrigada,
    • Dra. Kátia 23/04/2013 | Responder
      Bom, realmente a alimentação saudável da criança é reflexo da educação alimentar da família, então recomendo que você comece a mudar seus hábitos (eu sei, não é fácil!). Você pode começar colocando 100 ml de água para bater com cada fruta; depende muito do paladar da criança; tudo bem se ela não gostar de pêra, é só oferecer outros sabores além da laranja! Você pode fazer suco de melancia, maçã, melão doce, uva. Não precisa colocar açúcar. Com relação às frutas, nessa idade você pode dar mamão, maçã, pêra ou banana. Existe um facilitador de alimentos que é uma espécie de chupeta de silicone com alguns furinhos que permite que você dê ao bebê frutas com caroço, sem correr o risco de engasgo. Nesse caso você pode oferecer laranja, morango, uva! Outra orientação é que você procure um nutricionista especializado em criança, ele poderá dar mais dicas! Boa sorte!
  28. Celina 16/04/2013 | Responder
    Olá Dra. Kátia, dia 20/04 meu bb faz 6 meses e vou iniciar com o suco de frutas e frutinha. Ontem, fui na consulta e acabei esquecendo de perguntar sobre a água, como volto a trabalhar a rotina dele vai ser a seguinte: 6:00 leite materno, 9:00 suco, 12:00 leite materno, 15:00 fruta, 17:30 e antes de dormir leite materno. Qual a quantidade de água posso dar a ele, posso tb no lugar da água pura dar chá ou água de coco? Sobre a papinha salgada ela disse que vai ficar para o próximo mês, é assim mesmo? Ela disse tb que posso começar a bater o suco com 100 ml de água e no máximo 250 ml. Ele dorme a noite inteira desde os 2 meses e nunca acordo para amamentá-lo, a última amamentação e por volta das 19:30, ele está bem desenvolvido pesa 8.200 kg e 71 cm. Obrigada e parabéns pelo blog!
    • Dra. Kátia 21/10/2013 | Responder
      Oi Celina! A quantidade de água depende da aceitação do bebê, sempre ofereça entre as refeições e mamadas. A água de côco (natural) e o chá podem ser oferecidos também, mas não devem substituir a água.
  29. Olá !gostaria de saber qual o suco que posso dá a minha filha de 11 meses. Ela e muito agitada,gostaria de saber se vc tem alguma indicação de sucos?
    • Dra. Kátia 09/04/2013 | Responder
      Oi Emanuela! Além das sugestões citadas no blog, você pode por exemplo, já dar o suco de maracujá! Na idade dela não há restrições.
  30. SUELEN 17/02/2013 | Responder
    Oi boa noite meu bebe tenhe 6 meses vai fazer 7 daqui 5 dias, ele mama no peito so que to tendo um sério problema ele só mama de madrugada e quando acordar, depois só a noite pra dormir e de vez enquanto de dia pra dormir, mais ele tenhe uma rotina assim me corriga se tiver fazendo errado acorda dou fruta mamão, maça, pera, ou dou uma vitamina dessas frutas e complemento com farinha lactea e linhaça dou 70 ml faço com água lá pelas 9 dou biscoito e dai toma banho e dorme quando acorda eu faço sua papinha bem rica em nutrientes e junto dou suco de maracujá, acerola, laranja, cenoura, manga ele toma e ja logo quer banho e cama dorme em média umas 4 horas quando acorda dou biscoito ou a mesma fruta de cedo dai meu esposo ele toma o shake da herbalife e levo ele junto como ainda não janta ele deve tomar uns 50 ml desse shake ele ama e briga com a gente se não der ele toma no canudo precisa ver parece gente grande dai sempre viemos pra casa ele toma banho peito e dorme so no outro dia a mesma rotina, minha preocupação e que ja fiz de tudo pra pegar leite ele não aceita e ele não tenhe problema com nenhum so que não aceita de jeito maneira e fico com medo dele emagrecer por não tomar nenhum tipo de leite e se estou alimentando ele certo ou tenho que melhorar me ajude po favor ele tenhe 9.500 kilos me ajudemmmmmmmmmmmmmmm estou muito preocupada e meus peitos sempre vermelhos e empedrados...
    • Dra. Kátia 09/04/2013 | Responder
      Boa noite Suelen! Um bebê de sete meses deveria ter uma alimentação que fosse o mais natural possível. No seu caso, eu tentaria dar assim que ele acordasse leite materno ou vitamina feita de fórmula láctea (nan 2 pró ou Aptamil 2) batida com fruta (você já tentou dar leite assim?) sem farinha láctea ou linhaça, tentaria dar uns 200ml. Às 9h, ofereceria uma fruta; o biscoito, bolacha, pão, etc., não deve ser dado pois não tem nutrientes para seu bebê! Por volta de 12h, ofereça a papa com 3 legumes de cores diferentes e carne moída 2 vezes ou frango desfiado e picado seguida de suco (sempre natural). 15h, leite materno ou a vitamina de fruta; não dar Shake pois é rico em conservantes (nada de bom para bebê), pedir pro marido tomar longe dele. 18h jantar igual ao almoço. 21h igual 15h.
  31. leidiane 15/02/2013 | Responder
    meu bebe vai fazer 3 mese e minha licença esta acabando, so foram 4 meses o que posso comerçar a dar para ele. Passarei o dia todo fora, retornando so a noite oq me recomenda
    • Dra. Kátia 09/04/2013 | Responder
      Oi Leidiane! Costumo recomendar o seguinte: 4 meses: suco natural pela manhã e à tarde; restante do dia fórmulas lácteas (Nan 1 pró ou Aptamil 1) se acaso não conseguir armazenar seu leite; 5 meses: fruta amassada pela manhã e suco à tarde, restante do dia leite materno ou fórmula láctea; 6 meses: fruta pela manhã, papa salgada seguida de suco no almoço, restante do dia leite materno ou fórmula láctea; Converse com seu pediatra, ele poderá te orientar ao longo do primeiro ano de vida desceu bebê!
  32. Geórgia 14/02/2013 | Responder
    Dr. Tenho uma bebe de 02 meses e meio desde que nasceu não tive leite e ela toma nan 1 e aqui na Bahia faz muito calor posso dar sucos e qual tipo?Ela ja toma chá de erva-doce,camomila,agua e agua de coco.Ela não teve ressecamento com o nan.Sou mãe de primeira viagem.Obrigada Doutora.
    • Dra. Kátia 09/04/2013 | Responder
      Mesmo fazendo muito calor, ela só deve tomar suco após quatro meses de vida; você pode oferecer água também. O Nan é um ótimo leite, ele já tem a quantidade de água necessária para que seu bebê não desidrate mesmo em dias muito quentes. Boa sorte!
  33. Raquel 14/02/2013 | Responder
    Olá, meu bebe tem 5 meses e estamos tentando começar nos sucos de frutas e papinhas, e ele demostra muita rejeição. será seu paladar porque ele mama apenas leita materno?
    • Dra. Kátia 09/04/2013 | Responder
      Oi Raquel, boa noite! Pode ser por causa do leite materno sim, mas o importante é não desistir apesar da rejeição inicial.
  34. Giselle 30/01/2013 | Responder
    Olá! Que Ótimo que encontrei esse blog para tirar algumas duvida! Bom primeiro... Minha bebe esta com 5 meses e meio e so dou suco de laranja, melão, pêra e maçã. A minha primeira duvida é: quando posso fazer combinações de 2 ou mais frutas para oferecer a ela? A segunda duvida é: sempre amamentei ela de 3 em 3horas..6 ,9,12, 15.... Estou oferecendo agora o suco no horário das 9, substituindo assim uma mamada... Faço 100ml de suco, mas quando chega as 12h ela não mama muito... Será que estou oferecendo mt suco ao ponto dela ficar sem vontade de mamar??? A terceira duvida é além dessas frutinhas que dou ela já tem idade para tomar suquinho de cenoura com beterraba? Me de sugestão de outras frutinhas!! Já vou começar semana que vem oferecer papa salgada no almoço e tb frutinhas amassadinhas. Posso seguir o mesmo ritmo de 3 em 3 horas dando o suco as 9, o almoço as 12h e a frutinhas amassadinhas as 15; e depois na seqüência leitinho..??? Posso oferecer abacate com pouca açúcar mascavo? Dizem que o abacate é muito oleoso... Estou ancilosa pelo retorno! Desde já obrigada! Bjusss
    • Dra. Kátia 31/01/2013 | Responder
      Boa noite Giselle! Fico feliz por estar ajudando! Bom, com relação aos sucos, você já pode estar misturando as frutas! Na verdade não há restrições, assim que o suco é introduzido as combinações já podem ser feitas. Gosto muito de misturar pêra e melancia, kiwi com uva itália...você já pode dar também suco de beterraba, cenoura, mas pessoalmente prefiro introduzir esses alimentos na papinha. Não há contra-indicação nenhuma, acho apenas que o paladar aceita melhor esses alimentos em forma sólida do que em suco. Com relação à rotina, parabéns! Você consegue fazer o que todas as mães deveriam ao menos tentar, que é manter o hábito de alimentar o bebê a cada 3 horas. Não dá para dizer a quantidade certa em volume que cada bebê deve ingerir, mas 100 ml não é muito nem pouco, é um volume bem adequado para uma bebê com cinco meses. Ela deve gostar de suco, isso é muito bom! Não se preocupe se ela mama um pouco menos às 12 horas não; aos seis meses a papa salgada deverá substituir o leite. Com relação às frutas, as "básicas", rs, são banana prata, mamão, pêra e maçã. Existe no mercado um facilitador de alimentação, uma espécie de chupeta de silicone ou de tecidos que possuem furinhos para que a criança possa experimentar frutas com sementes como uva. Sempre dava para minha bebê degustar um pouco da fruta enquanto eu esquentava a papa salgada por exemplo. E aí oferecia de tudo, morango, frutas macias como banana, com semente como uva, goma da laranja. Com relação aos horários, gosto de dar leite às 6h, suco às 9h, papa salgada seguida de fruta (em seguida mesmo) às 12h, e leite no restante do dia de 3/3 horas até 6 meses; ao completar 7 meses introduzo jantar (igual ao almoço) às 18h. Já o abacate é rico em gorduras mesmo, deve ser evitado no primeiro ano de vida, ok? Boa sorte!
      • Giselle 01/02/2013 | Responder
        Nossa Dra. Obrigada pelos parabéns... Rsrsrs estou explodindo nesse momento! Que ótima explicação vc me deu... Me esclareceu todas as minhas duvidas! Muitooooo obrigada e que Deus a ilumine sempre.. Vou indicar o blog pra todas as minhas amigas mamães que são desesperadas! Bjusss
  35. Laís 23/01/2013 | Responder
    Ola dr. Katia, meu bebê tem 3 meses e 15 dias, so amamento, mais estou ansiosa para oferecer um suquinho, uma frutinha e talz.... e ai a senhorita mim indica o que?
    • Dra. Kátia 24/01/2013 | Responder
      Oi Laís! Até seis meses de vida, apenas leite materno exclusivo. Se você introduzir algum alimento antes, o bebê acabará mamando menos e a sua produção de leite poderá diminuir. Até os seis meses de vida o leite materno tem todas as vitaminas que o bebê precisa.
  36. Simone 21/12/2012 | Responder
    Gostei bastante das receitas por que até agora eu só tinha dado a ele suco de beteraba,beteraba c/ laranja,laranja c/ cenora,melancia e maça mais não sabia que podia colocar hortelã e estava qual seria a proxima fruta a dar sim sempre sem açucar ate os chas ele gosta sem açucar até por que ele tomar leite mais o que esta sendo dificil e continuar dando o leite por que ele ainda senti fome e come de 3 em 3 horas o leite dele é o Nestogenio 1 fase mais foi o unico que ele se deu o Pedro Henrique só tem 3 meses e foi nesta idade que comecei a dar os sucos agora ele vai pra 4 meses dia 25 e você me deu uma otima ideia pra dar os sucos no copo por que na mamadeira ele associou a leite.Beijos e obrigado
  37. Olá Drª meu sobrinho fica aqui comigo, ele tem 8 meses mas não aceita de jeito nehum a papinha de legumes e verduras, já fiz com carne e frango, ele já está na epoca de comer a sopinha amassada, se colocar na boca dele ele se engasga. Agora os sucos ele toma faço com cenoura, beterraba e tomate, misturados com frutas. Queria tanto ve-lo comer a sopinha. Ele tem prisão de ventre. muito ressecado mesmo, eu faço a vitamina dele com mamão farinha lactea e aveia. procuro sempre dá essas frutas que soltam. Me ajude como faço para ele aceitar as sopinhas. meus filhos amavam as sopas e pures.
    • Dra. Kátia 24/01/2013 | Responder
      Bom dia Vanise! Bom, como você mesma percebeu as crianças não são iguais. Enquanto seus filhos aceitavam bem as papas salgadas, seu sobrinho parece não gostar. Ele aceita bem as frutas amassadas? Se sim, a questão está relacionada apenas ao paladar, ele prefere comida doce à salgada. Agora se ele engasga até com papa doce, converse com o pediatra para investigar algum distúrbio de deglutição, que ocorre quando a criança tem dificuldade para engolir. Se ele não engasgar com a fruta, sugiro tentar intercalar a papa salgada com a doce, dar uma colherzinha de cada durante almoço e jantar. Quanto ao intestino preso sugiro que você tire a farinha láctea do leite, ofereça muita água e frutas laxativas como laranja, mamão, abacate e ameixa, que podem ser dadas também em forma de suco ou vitamina batida com leite.
  38. camila 16/11/2012 | Responder
    meu baby tem 4 meses e tres dias ele n mama tomava leite nestogenio agora ja to dando mucilon com ninho n teve nem uma rejeicao. ate agora ele ja tomou suco de maça mais coloquei agua fiz certo qual outros sucos posso dá pra ele?agradeço.
    • kátia 21/11/2012 | Responder
      Oi Camila! Neste mesmo post existem duas receitas de sucos que você pode oferecer ao seu bebê. Converse com o pediatra do seu filho para que ele possa te orientar com relação à alimentação.
  39. aline 31/10/2012 | Responder
    olá, minha bebê tem 2 meses e meio e como daqui 9 dias eu volto às aulas (sou estudante e minha licença foi de apenas de 90 dias) o pediatra sugeriu que eu desse suco pra ela, pois eu ficarei longe dela todos os dias por 5 horas no período da tarde, será apenas uma mamada. Eu perguntei a ele se não seria melhor eu tentar tirar leite já que ela só mama no peito (e nem eu e nem o pediatra queremos introduzir o leite de formula na alimentaçao dela), ele me respondeu q eu teria pouca eficiência conseguir tirar leite suficiente para uma mamada, e como ela esta ganhando peso bem, ganhou 1200kg neste mês, não seria prejudicial ela tomar suco no meio da tarde, hj iniciei o suco sem tirar a mamada, pra ver se ela se adapta e não dá tanto trabalho pra minha sogra rs... ela tomou 60ml de suco de laranja lima -sem açúcar- e mamou bem nas duas mamas como de costume, não houve rejeição ao suco, na verdade acho ate que ela gostou, como o tempo esta muito quente a laranja estava bem fresquinha ela tomou com gosto. Na verdade eu estou com medo é dela ir largando o peito, já q na mamadeira é bem mais fácil pra ela.não quero q ela saia do peito ela é muito novinha.
    • Kátia 13/11/2012 | Responder
      Oi Aline! Bom, é claro que cada médico tem sua conduta, mas acho pouco provável que você não terá sucesso em extrair seu próprio leite para que sua sogra o dê enquanto você estuda. Acredito que você conseguiria fazer isso eficazmente já que o ganho de peso de sua bebê é muito bom (ou seja, o seu leite é muito nutritivo!). Mas como você já introduziu o suco, acho que não vale a pena retirar. Fique tranquila, ofereça seu peito sempre que estiver junto dela. Lembre-se que a mamadeira pode até ser mais prática e fácil para a bebê, mas a bebê também se importa em ficar sendo amamentada em colo materno, aconchegada, sentindo-se segura, sentindo-se amada. Ofereça sempre que puder esse ato de amor! Pouco provável que ela desista do seu carinho! Boa sorte! Depois me conte como ela ficou.
      • aline 26/11/2012 | Responder
        oi, retornando com noticias!!rs Desistimos da substituição do leite pelo suco!! digo desistimos pq foi uma decisão entre minha sogra e eu, ela tomou o suco no lugar da mamada por 2 dias, e coitadinha quando eu chegava ás 18h ela estava desesperada de fome! resolvemos que minha sogra a levaria até a escola para que eu a amamente, justamente até pq a escola nem é tão longe, está funcionando bem e o ano letivo já esta acabando; tentei tirar leite com a bombinha mas não curti mto ñ, senti mta dor pra pouco leite!rs nesta ultima semana ela começou a mamar de 3 em 3 horas durante o dia, (ela sempre dormiu d+ e mamava a cada 5 ou 6 hrs eu não conseguia acordá-la) e a dormir de 9 a 12hr por noite! amanha(27/11) minha princesa completará 3 meses, sexta tem vacina e consulta com o pediatra, mas eu já a pesei em casa e ela já ganhou mais 1 kg.[eba!!] Obrigada pelo apoio!
  40. Michelle 31/10/2012 | Responder
    Meu bebe tem 2 meses e meio e mama no peito e o leite nan pro 1 e toma água, já posso oferecer sucos? Pois o tempo esta muito quente e água ele não gosta muito!
  41. raquel 30/09/2012 | Responder
    estava fazendo errado pois colocava um pouquinho de acúcar,sera que afetou alguma coisa em meu bb?
    • Kátia 04/10/2012 | Responder
      Oi Raquel! Não precisa se preocupar. Tente aos poucos ir diminuindo a quantidade de açúcar até conseguir eliminá-lo. É questão de hábito, as poucos o bebê acostuma!
  42. raquel 30/09/2012 | Responder
    estava com duvidas sobre quais sucos oferecer para meu bb,adorei as dicas
  43. helena 21/08/2012 | Responder
    meu bebe tem 3 meses posso dar a ele sucos naturais como de beterraba, cenoura.ele mama só o leite materno??
    • Kátia 23/08/2012 | Responder
      Olá Helena! Se o seu bebê mama apenas leite materno ele não tem necessidades nutricionais em ingerir suco ou nenhum outro alimento além do seu leite. A partir dos seis meses há indicação de complementar a amamentação exclusiva com sucos, frutas e papas salgadas. Nesse caso, além das frutas, os sucos podem ser preparados com vegetais também, sem nenhum problema.
  44. Juliana 13/07/2012 | Responder
    Dra meu bebê tem 6 meses e 1 semana, iniciei o suquinho de laranja lima faz umas 3 semanas mas ele não aceita de jeito nenhum, temntei chuquinha, colher, copo de transilção mas nada, a pediatra dele recomendou que ele tomasse 150ml, mas ele ão toma nem 5 .... comecei com as frutinhas tbm mas ele resisti muito, mas aceia mais que o suco, principalmente o mamão, comeu um pouco mais, mas bem pouco, alguma dica ou sugestão ele só mama LM.
    • Kátia 28/07/2012 | Responder
      Oi Juliana! Como seu bebê mama somente leite materno, o paladar dele está acostumado ao seu leite. É comum bebê sob aleitamento materno apresentar uma certa resistência a novos sabores. Não se preocupe se ele aceitar pouco os novos alimentos. Não dá para querer que o bebê aceite tão rapidamente 150 ml de suco. Acredito que o problema não seja o recipiente em que você oferece o suco e sim o paladar mesmo. Tente suco de outras frutas. Minha bebê no começo aceitava 10 ml e agora já toma 200 ml. Uma dica que posso te dar é oferecer o suco após as papas, pois é quando o bebê sente mais sede. Faço assim com minha bebê e pacientes: dou papa salgada e em seguida a fruta. Uma hora após o término da fruta ofereço o suco. Quanto à fruta, tente intercalar com a papa salgada, uma colherzinha de papa salgada, uma de fruta. E tenha paciência, bebê demora a se acostumar com os sabores. Boa sorte!
  45. Tb adorei as receitinhas. A Bru odiavaaaa laranja lima! Nunca tomou o suco. Hj adora laranja pera, chupa com a melhor boca do mundo. heheh bjss
    • Kátia 28/07/2012 | Responder
      Oi Ana! A gente demora um pouquinho, mas aprende a conhecer os gostos desses pequenos, né? Bj!
  46. Adorei as dicas Kátia e as receitas também...Vou fazer e vou dar sempre natural....Bjs e obrigada.
  47. Muito legal esse post Katia, mas eu to encantada com a foto da Isabela, olha o sorriso dessa menina. Muito fofinha.... Bjssss

Deixe uma resposta

Reset all fields