Devo vacinar meu filho contra a gripe?

devovacinarNo último dia cinco de maio, o Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra a gripe. Entre a população mais suscetível às complicações da doença estão as crianças de seis meses a dois anos de idade incompletos; por isso, para essa faixa etária a vacina é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

Crianças com dois anos ou mais podem ser vacinadas em clínicas particulares. Antes da pandemia da gripe H1N1 não era comum vacinarmos crianças, apenas idosos ou pessoas doentes. Atualmente, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças com até cinco anos sejam vacinadas. Já o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), centro americano de controle e prevenção de doenças recomenda que a vacinação seja universal, ou seja, todas as pessoas deveriam ser vacinadas.

Após ser vacinado, o indivíduo demora de duas a três semanas para estar protegido contra a gripe. No inverno existe uma maior circulação de vírus com conseqüente aumento do número de casos de gripe. Portanto, para que a proteção (imunidade) contra a doença seja adequada, a vacinação deve ser realizada no outono, estação que antecede o inverno. A proteção contra a gripe dura de seis a 12 meses após a vacinação.

A recomendação para bebês menores de seis meses que ainda não podem ser vacinados é de que sejam vacinados todos os contatos próximos como pais, irmãos e babás. Bebês que completam seis meses após julho deverão receber orientações do pediatra quanto à aplicação ou não da vacina, uma vez que a imunidade só será conferida três semanas após a aplicação da segunda dose da vacina, ou seja, após setembro, período em que a circulação do vírus da gripe já diminuiu.

Nenhum comentário.

Deixe uma resposta

Reset all fields